Chico Alencar quer CPI da Abin: deputado está colhendo assinaturas

Chico Alencar

O deputado Chico Alencar (PSOL/RJ) está buscando apoio entre os parlamentares da Câmara dos Deputados para a criação de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) sobre a Agência Brasileira de Inteligência (Abin). O objetivo é investigar os crimes de monitoramentos de localização de aparelhos celulares realizados durante o governo Jair Bolsonaro, sem autorização judicial.

O pedido de CPI surgiu originalmente no final do ano passado, dois dias depois de uma operação da Polícia Federal prender dois oficiais da Abin e afastar outros três, incluindo o terceiro na hierarquia do órgão, Paulo Maurício Fortunato Pinto, por envolvimento em um esquema que teria acessado, indevidamente, a localização de celulares de políticos, jornalistas, advogados e desafetos do governo Bolsonaro.

“Espionagem ilegal é fato gravíssimo, sequela da ditadura! Partidos da oposição, como o PL e integrantes do Centrão, não se interessaram pela CPI no fim do ano passado, mas agora, como o caso está revigorado e a sua gravidade enfatizada, inclusive envolvendo o dossiê sobre a procuradora do caso Marielle, estamos retomando a coleta de assinaturas”, afirmou Chico Alencar ontem à imprensa.

Para serem autorizadas, as CPIs precisam de assinatura de pelo menos um terço dos parlamentares da Casa, o equivalente a 171 deputados.

Compartilhe:

Facebook
WhatsApp
Twitter
Telegram
Email

Leia também:

zedassilva thumb

Espionagem: não esquecer!

Apresentamos um Requerimento de Informação à Casa Civil sobre a espionagem ilegal da Abin!

425556102 951663066315270 1029424154954920309 n

DOENTES E… CURÁVEIS!

Foi no cotidiano, na casa simples de Pedro e André, que Jesus fez um gesto de ternura, um milagre: dá a mão à sogra de Pedro, acamada e febril, e ajuda a erguê-la. Ela fica imediatamente sã. Pronta para servir, que é a razão de existir.

Sliman Mansour (pintor palestino)

MISSÃO DE GRANDEZA, AQUI E AGORA!

Caminhando, na tristeza de saber que seu primo João Batista tinha sido preso (por denunciar os podres poderes de seu tempo), Jesus supera a dor chamando humildes pescadores para uma missão de grandeza: “pescar” pessoas.

Rolar para cima