vem pro
#timedochico

Chico Alencar é candidato a deputado federal para lutar contra o neofascismo em Brasília, resgatar direitos e reconstruir o Brasil!

vem pro
#timedochico

Quem é Chico Alencar?

Chico Alencar é escritor, professor de História graduado pela UFF, mestre em Educação pela FGV e doutorando na UFRJ. Em 2020, foi eleito vereador do Rio com mais de 49 mil votos. Tem 30 anos de experiência na política institucional: já foi deputado federal por quatro legislaturas, deputado estadual e vereador. Ganhou várias vezes o prêmio de “melhor deputado” em votação no site Congresso em Foco e foi escolhido por jornalistas o parlamentar mais atuante do Brasil. Começou sua militância nos movimentos estudantis, de associações de moradores e eclesiais de base. Também foi presidente da Famerj e tem 38 livros publicados.

O que estará em jogo nessa disputa eleitoral é a sobrevivência da democracia no Brasil. Para nos livrarmos do pesadelo atual e virarmos mais essa página infeliz da nossa história, o ponto central é derrotar Bolsonaro e o bolsonarismo. Resgatar direitos sociais desmantelados e barrar a terrível ameaça da tirania totalitária e da destruição ambiental.

Para cumprir essa tarefa, não basta eleger Lula. Temos que virar o jogo também no Congresso Nacional, formando bancadas progressistas fortes e combativas para dar sustentação à nossa urgente necessidade de transformação. Contra o toma-lá-da-cá da pequena política, as chantagens do Centrão, as bancadas da bala, do boi e da intolerância religiosa, eleger deputado(a)s experientes e comprometido(a)s com a vida do nosso povo.

Eixos e propostas concretas que defendO no mandato de deputado federal:

☀️ Revogação do sigilo de 100 anos no cartão corporativo e mais transparência na administração pública;

☀️ Fim da aberração vergonhosa do “Orçamento Secreto”, que joga no lixo princípios republicanos básicos;

☀️ Fiscalização do governo federal com isenção e rigor (inclusive o nosso, se Lula for eleito!);

☀️ Destinação das verbas das emendas parlamentares individuais a projetos sociais;

☀️ Democratização da educação, a começar pela gestão das escolas;

☀️ Defesa da reforma tributária progressiva;

☀️ Fortalecimento do SUS;

☀️ Obrigatoriedade de informações oficiais diárias em pandemias;

☀️ Taxação de grandes fortunas;

☀️ Ampliação dos mecanismos de consulta popular para mudanças constitucionais;

☀️ Reestruturação da FUNAI, dos direitos dos povos indígenas e dos órgãos de fiscalização ambiental desmontados por Bolsonaro;

☀️ Revogação de leis e decretos que liberam uso generalizado de agrotóxicos;

☀️ Revogação de leis e decretos que afrouxam fiscalização e liberam a compra de armas;

☀️ Recomposição do Conselho de Segurança Alimentar e combate à fome desmontado por Bolsonaro;

☀️ Reestruturação das políticas de saúde mental e combate à Aids desmontadas por Bolsonaro;

☀️ Democratização da Cultura e pela reestruturação dos mecanismos de fomento ao setor, com a volta do Ministério da Cultura.

Previous
Next

A candidatura de Chico Alencar ao parlamento nacional – tão degradado pelo fisiologismo – será mais um instrumento para o resgate da boa política e da militância ativa em defesa da democracia ameaçada. Honestidade, serena firmeza, combatividade, intransigência na defesa de princípios, experiência e independência crítica, qualidade fundamental para os desafios do futuro imediato.

Chico é conhecido pelo seu padrão de comportamento, sempre posto a serviço das demandas coletivas da cidadania. Patrimônio de respeitabilidade exaustivamente testado, provado e aprovado. Contra a onda de ódio e destruição, em defesa da ética na política e dos direitos sociais dos trabalhadores e das trabalhadoras, por um projeto construído por várias mãos, nas lutas do dia a dia e a partir da base, Chico quer o seu apoio para voltar à Câmara Federal.

Foto: Bernardo Guerreiro

ELEICAO 2022 FRANCISCO RODRIGUES DE ALENCAR FILHO DEPUTADO FEDERAL
47.369.051/0001-59
Chico Alencar. 2022. Todos os direitos reservador

Rolar para cima