Chico Alencar protocola projeto para aumentar pensão de filhos de pais ausentes ou negligentes

Zeca Ribeiro/Câmara dos Deputados

O deputado Chico Alencar (PSOL/RJ) protocolou um projeto de lei que visa aumentar a pensão alimentícia para filhos quando um dos responsáveis é ausente ou negligente. A justificativa do projeto é que quando o cuidado não é compartilhado de maneira equitativa, há um aumento significativo nos custos para quem assume a responsabilidade exclusiva pela criança.

No contexto brasileiro, essa realidade afeta principalmente as mulheres. De acordo com dados do IBGE/PnadC, 50,8% dos lares no país são chefiados por mulheres. Chico destaca que além do ônus financeiro, há uma carga física e emocional adicional para quem é responsável pelo cuidado dos filhos, uma responsabilidade que recai predominantemente sobre as mulheres.

“Garantir uma pensão justa é reconhecer o valor e os sacrifícios do cuidado materno. Não se trata apenas de prover sustento, mas também de reconhecer o impacto emocional e financeiro da maternidade na carreira e na saúde da mulher”, afirma o parlamentar.

Compartilhe:

Facebook
WhatsApp
Twitter
Telegram
Email

Leia também:

sem título 1 prancheta 1

RESSUSCITA-NOS!

Páscoa é a linda história do Nazareno, o Deus feito gente, que veio ao mundo e nada guardou para si. Tudo, em Jesus, era destinado aos outros. Quando a morte chegou, para tomar seus bens, sua propriedade, nada encontrou para tomar, tudo já havia sido dado. Assim, foi vencida.

The Last Supper

LAVARMO-NOS OS PÉS, REPARTIR O PÃO

Jesus e os seus – estamos todos e todas convidados! – reúnem-se para a ceia. A sala abriga, a refeição congrega. Os inimigos estão à espreita, mas ali, naquele momento mágico, reina a Paz.

Rolar para cima