Deputado quer mais locais de prova para o ENEM 2023

Sala de aula, com alunos realizando a prova do ENEM. Caderno de questões em destaque.

Chico Alencar enviou ofício cobrando Camilo Santana, Ministro da Educação, e Manuel Fernando Palacios, Presidente do Inep

Tomamos conhecimento, através da imprensa e de nossos canais de comunicação, de um grave problema na alocação de estudantes para a realização do Exame Nacional do Ensino Médio 2023, cujas provas estão marcadas para começar a acontecer em menos de 15 dias. Alguns estudantes foram surpreendidos com locais de prova a uma distância considerável de suas residências, excedendo em muito a orientação do Inep – que recomenda no máximo a 30 quilômetros. Há alunos a mais de 200 quilômetros de casa, como o caso de um estudante da Tijuca (bairro da capital do RJ) que realizará o certame em Santo Antônio de Pádua (interior do estado), a cerca de 250 quilômetros.

“Quem está nessa situação acaba prejudicado/a em relação aos demais candidato/as, é muito injusto. Os estudantes e suas famílias, antes mesmo de começar a prova, estão enfrentando um teste extra”, destacou o deputado.

Considerando a gravidade da situação e a proximidade da data de realização das provas, solicitamos a intervenção urgente do Ministério da Educação e do Inep para solucionar esse problema e garantir que todos os estudantes inscritos no ENEM 2023 sejam alocados em locais de prova próximos às suas residências, de acordo com as diretrizes estabelecidas pelo próprio Instituto realizador do exame.

Compartilhe:

Facebook
WhatsApp
Twitter
Telegram
Email

Leia também:

São Pedro e São Paulo - El Greco (1541-1614) A conversão de Paulo - Caravaggio (1571-1610)

PEDRO, PAULO E NÓS

Neste domingo celebra-se a festa de São Pedro e São Paulo, apóstolos pilares do cristianismo.
Pedro e Paulo, tão diferentes. Pedro, rude e franco pescador. Paulo, estudioso escudeiro da lei judaica.
Pedro e Paulo, tão iguais: um nega Cristo três vezes, outro persegue centenas de cristãos.

Cristo na tempestade no Mar da Galiléia (por Rembrandt van Rijn)

SERENIDADE NA TORMENTA

O Evangelho lido hoje em milhares de comunidades de fé do mundo (Marcos 4, 35-41) mostra um Jesus “zen”, leve em meio ao peso do mundo. Dormindo na frágil embarcação sobre ondas revoltas.
Lição de vida nesse universo de temores, incertezas e ansiedades em que navegamos.

Fotos de Eduardo Ribeiro (horta em Santa Rosa de Viterbo/SP) e Igor Amaro (praça em Angra dos Reis/RJ)

SER SEMENTE, SOMENTE

Como Jesus explicava bem as coisas! No evangelho lido neste domingo em milhares de comunidades de fé pelo mundo (Marcos, 4, 26-34), o Mestre usa comparações bem compreensíveis (parábolas) para a multidão que queria ouví-lo.

Rolar para cima