Chico Alencar enviou ofício cobrando Camilo Santana, Ministro da Educação, e Manuel Fernando Palacios, Presidente do Inep
Tomamos conhecimento, através da imprensa e de nossos canais de comunicação, de um grave problema na alocação de estudantes para a realização do Exame Nacional do Ensino Médio 2023, cujas provas estão marcadas para começar a acontecer em menos de 15 dias. Alguns estudantes foram surpreendidos com locais de prova a uma distância considerável de suas residências, excedendo em muito a orientação do Inep – que recomenda no máximo a 30 quilômetros. Há alunos a mais de 200 quilômetros de casa, como o caso de um estudante da Tijuca (bairro da capital do RJ) que realizará o certame em Santo Antônio de Pádua (interior do estado), a cerca de 250 quilômetros.
“Quem está nessa situação acaba prejudicado/a em relação aos demais candidato/as, é muito injusto. Os estudantes e suas famílias, antes mesmo de começar a prova, estão enfrentando um teste extra”, destacou o deputado.
Considerando a gravidade da situação e a proximidade da data de realização das provas, solicitamos a intervenção urgente do Ministério da Educação e do Inep para solucionar esse problema e garantir que todos os estudantes inscritos no ENEM 2023 sejam alocados em locais de prova próximos às suas residências, de acordo com as diretrizes estabelecidas pelo próprio Instituto realizador do exame.