Projeto que cria Marco Temporal do Genocídio Indígena é aprovado em comissão da Câmara

Chico Alencar e Célia Xakriabá de mãos dadas na Comissão da Câmara de Deputados

Parecer favorável foi apresentado pelo deputado Chico Alencar. PL é da deputada Célia Xakriabá.

A Comissão da Amazônia e dos Povos Originários e Tradicionais, da Câmara dos Deputados, aprovou, nesta terça (17), o Projeto de Lei 4566/23, da deputada Célia Xakriabá, com relatoria do deputado Chico Alencar. O PL visa reconhecer o direito territorial originário dos povos indígenas e estabelecer um Marco Temporal do Genocídio Indígena, iniciado em 1500.

Célia Xakriabá enfatizou a importância da aprovação da proposta nesta semana, considerando as mobilizações pelo veto do presidente Lula contra o PL 2903/23, aprovado no final de setembro. “Discutimos extensamente a tese do Marco Temporal no último período e, agora, nesta sexta, se encerra o prazo para o veto do presidente Lula”, destacou a deputada.

Segundo Chico Alencar, o projeto visa garantir segurança jurídica ao Direito Originário à Terra dos Povos Indígenas, reconhecendo a invasão ocorrida durante o período do dito “descobrimento”. Ele também enfatizou que o projeto “não promove revanchismo, mas sim busca restaurar uma compreensão importante para a justiça histórica”, disse.

Compartilhe:

Facebook
WhatsApp
Twitter
Telegram
Email

Leia também:

gdqzzgcwiaak9ki

TUDO SOBRE O GOLPE!

Leia todas as informações sobre as tratativas do golpe, a partir das quase 900 páginas do relatório da PF.

Rolar para cima