Na última quinta (24.08), o Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima recebeu o Deputado Federal Chico Alencar (PSOL/RJ) e o engenheiro florestal Luiz Carlos Sérvulo Aquino (UFRJ), para apresentação de um Projeto de Recuperação de áreas Degradadas da Bacia do Rio São Francisco.
O projeto, que foi iniciado quando Luiz era funcionário do MMA – durante a primeira gestão da Ministra Marina Silva – foi desenvolvido e implementado ao longo dos anos pelo ministério em parceria com diversas instituições de ensino, como a Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro e a Universidade de Brasília, mas acabou sendo descontinuado há 10 anos. Os quatro pilares do projeto são: a) garantir a segurança alimentar da população das regiões pesquisadas; b) criação de um modelo demonstrativo de recuperação florestal; c) efetiva recuperação das nascentes, margens de rios e áreas mais degradadas; d) manutenção e restauração de matas.
Elder Moraes, secretária da Secretaria Nacional de Povos e Comunidade Tradicionais e Desenvolvimento Rural e Sustentável, recebeu positivamente a proposta, destacando que há uma demanda muito grande no ministério por iniciativas deste tipo, especialmente em áreas com grande número de comunidades quilombolas. Citou dificuldades estruturais e técnicas devido ao desmonte sofrido pelo ministério na gestão anterior, mas se comprometeu a encaminhar a proposta à Ministra Marina. O encontro terminou com o compromisso de termos uma nova reunião, técnica, para discussão mais aprofundada sobre o projeto e sua viabilidade nos dias de hoje.
Luiz destacou que o modelo, já implementado e testado, pode ser aplicado também em outras bacias hidrográficas, o que seria um avanço na preservação ambiental em todo o país.
Também participaram do encontro Alberto Jorge Rocha Silva, biólogo que também atuou na Secretaria de Biodiversidade e Florestas na implementação original do projeto; e representantes de outras áreas do MMA, como o Departamento de revitalização de bacias hidrográficas, acesso à água e uso múltiplo dos recursos hídricos.
Foto: Thiago Vilela/Gab Chico Alencar