Chico Alencar e Célia Xakriabá se reúnem com Thomas Waitz, presidente do Partido Verde Europeu

thumb pveuropeu

Nesta quinta (24.08), a Liderança do PSOL recebeu, na Câmara dos Deputados, o parlamentar Thomas Waitz, Presidente do Partido Verde Europeu, e sua equipe, para discutir avanços e desafios na legislação relacionada à proteção ambiental. A reunião contou com a participação do Deputado Chico Alencar (PSOL/RJ), da Deputada Célia Xakriabá (PSOL/MG), bem como membros das equipes das Deputadas Talíria Petrone (PSOL/RJ) e Luciene Cavalcante (PSOL/SP), da Senadora Leila do Vôlei (PDT/DF) e representação do Partido Verde.

O principal tema abordado na reunião foram as implicações no Brasil do Acordo entre a União Europeia e o Mercosul, que há anos vem sendo discutido. Foram levantadas preocupações relacionadas ao teor neocolonial desse acordo e enfatizada a importância do Brasil incorporar questões sociais e ambientais em seu conteúdo.

“Este acordo parece uma repetição da história da exploração do sul global. Uma forma de neocolonialismo em que continuaremos exportando produtos primários como carne e soja e importando maquinário, carros, motos”, destacou Chico.

A Deputada Célia também denunciou a aprovação, no Senado, nesta semana, do PL 2903/23, do marco temporal e outros ataques aos direitos indígenas. A aprovação de um acordo desse tipo, de incentivo à exportação de commodities, vai acirrar os conflitos no campo, a pressão contra os povos originários e aumentar o desmatamento.

Os presentes também destacaram a responsabilidade, inclusive financeira, que a Europa, juntamente com outros países, deve assumir para a preservação ambiental de florestas, como a Amazônia, reconhecendo sua dívida histórica na exploração ambiental e econômica desses territórios colonizados. O presidente Lula tem feito declarações neste sentido, em encontros internacionais, de que os países industrializados devem pagar para o Brasil manter as florestas em pé, porque eles “já desmataram tudo que tinham para desmatar”

Fotos: Alícia Porto/Gab Chico Alencar (PSOL/RJ)

Compartilhe:

Facebook
WhatsApp
Twitter
Telegram
Email

Leia também:

São Pedro e São Paulo - El Greco (1541-1614) A conversão de Paulo - Caravaggio (1571-1610)

PEDRO, PAULO E NÓS

Neste domingo celebra-se a festa de São Pedro e São Paulo, apóstolos pilares do cristianismo.
Pedro e Paulo, tão diferentes. Pedro, rude e franco pescador. Paulo, estudioso escudeiro da lei judaica.
Pedro e Paulo, tão iguais: um nega Cristo três vezes, outro persegue centenas de cristãos.

Cristo na tempestade no Mar da Galiléia (por Rembrandt van Rijn)

SERENIDADE NA TORMENTA

O Evangelho lido hoje em milhares de comunidades de fé do mundo (Marcos 4, 35-41) mostra um Jesus “zen”, leve em meio ao peso do mundo. Dormindo na frágil embarcação sobre ondas revoltas.
Lição de vida nesse universo de temores, incertezas e ansiedades em que navegamos.

Fotos de Eduardo Ribeiro (horta em Santa Rosa de Viterbo/SP) e Igor Amaro (praça em Angra dos Reis/RJ)

SER SEMENTE, SOMENTE

Como Jesus explicava bem as coisas! No evangelho lido neste domingo em milhares de comunidades de fé pelo mundo (Marcos, 4, 26-34), o Mestre usa comparações bem compreensíveis (parábolas) para a multidão que queria ouví-lo.

Rolar para cima