Chico Alencar apresenta emendas ao marco fiscal do governo

foto vinicius loures camara dos deputados (1)

Federação PSOL-Rede quer retirar dos limites fiscais despesas com Universidades, Fundeb, Bolsa Família, Piso da Enfermagem e outros gastos sociais.

O Deputado Chico Alencar (PSOL/RJ), com apoio da Federação PSOL-Rede, protocolou hoje (17.05) dez propostas de emendas ao novo marco fiscal (PLP 93/23). A Câmara dos Deputados aprovou a urgência do projeto, que deverá ser votado na próxima semana.

As emendas são divididas em quatro tipos:

1- As que retiram dos limites fiscais as despesas com universidades e institutos federais; projetos socioambientais; Bolsa Família; reajuste do salário mínimo; FUNDEB; Piso da Enfermagem; despesas com aumento de capital do BNDES e da Caixa.
2- A que muda os parâmetros, para flexibilizar o limite de 95% da despesa e mínimo de crescimento real de 2,5%; abrindo espaço para a ampliação dos serviços públicos e programas essenciais.
3- A que cria um gatilho “positivo” contra o aumento do desemprego: caso seja apurado aumento da taxa de desemprego no ano anterior, não haverá a punição (redução para 50% da receita).
4- Por fim, retiramos também o Bolsa Família das vedações: as punições não incidirão nos gastos com reajuste do benefício.

Para Chico Alencar, o arcabouço fiscal não representa o programa que venceu nas urnas, na medida em que limita políticas públicas imprescindíveis ao povo e estabelece um teto muito perigoso para o desenvolvimento do Brasil. “O projeto original do governo sofreu ‘cajadadas’ que o tornaram extremamente restritivo”, afirma.

Queremos que o governo Lula, do qual compomos a base, cumpra com as promessas de campanha, investindo pesado em saúde e educação, fazendo obras de infraestrutura e ampliando programas sociais.

Confira a íntegra das emendas:

Clique aqui para conferir as emendas no site da Câmara.

Foto: Vinicius Loures/Câmara dos Deputados

Compartilhe:

Facebook
WhatsApp
Twitter
Telegram
Email

Leia também:

São Pedro e São Paulo - El Greco (1541-1614) A conversão de Paulo - Caravaggio (1571-1610)

PEDRO, PAULO E NÓS

Neste domingo celebra-se a festa de São Pedro e São Paulo, apóstolos pilares do cristianismo.
Pedro e Paulo, tão diferentes. Pedro, rude e franco pescador. Paulo, estudioso escudeiro da lei judaica.
Pedro e Paulo, tão iguais: um nega Cristo três vezes, outro persegue centenas de cristãos.

Cristo na tempestade no Mar da Galiléia (por Rembrandt van Rijn)

SERENIDADE NA TORMENTA

O Evangelho lido hoje em milhares de comunidades de fé do mundo (Marcos 4, 35-41) mostra um Jesus “zen”, leve em meio ao peso do mundo. Dormindo na frágil embarcação sobre ondas revoltas.
Lição de vida nesse universo de temores, incertezas e ansiedades em que navegamos.

Fotos de Eduardo Ribeiro (horta em Santa Rosa de Viterbo/SP) e Igor Amaro (praça em Angra dos Reis/RJ)

SER SEMENTE, SOMENTE

Como Jesus explicava bem as coisas! No evangelho lido neste domingo em milhares de comunidades de fé pelo mundo (Marcos, 4, 26-34), o Mestre usa comparações bem compreensíveis (parábolas) para a multidão que queria ouví-lo.

Rolar para cima