Chico Alencar apresenta projeto que cria programa de acolhimento social e psicológico a comunidades escolares vítimas de atos de violência

Foto: Vinicius Loures/Câmara dos Deputados

O deputado Chico Alencar (PSOL-RJ) protocolou, nesta terça, na Câmara dos Deputados, um Projeto de Lei que cria o Programa de Acolhimento Social e Psicológico a Comunidades Escolares que tenham sido vítimas de atos de violência. O PL recebeu a adesão de toda a bancada da Federação PSOL-REDE.

O Programa tem por objetivo oferecer acolhimento e apoio psicológico e social às comunidades escolares que tenham sido vítimas de atos de violência, visando a promoção da saúde mental e da qualidade de vida destas pessoas.

Como tem sido amplamente divulgado pela imprensa, o cenário atual de acirramento da violência nas escolas pode gerar consequências graves e duradouras, tanto para as vítimas diretamente atingidas, quanto para toda a comunidade escolar, gerando quadros de ansiedade, depressão, transtornos de estresse pós-traumático, além de outras condições psicológicas adversas.

“É dever do Estado a criação de um instrumento para mitigar as sequelas emocionais e sociais causados pela recente onda de violência contra as escolas. Queremos, com este projeto, assegurar uma estrutura adequada, com psicólogos e assistente social, que garanta suporte às comunidades escolares impactadas por qualquer tipo de violência”, explica o deputado Chico Alencar.

Confira a íntegra do projeto:

Compartilhe:

Facebook
WhatsApp
Twitter
Telegram
Email

Leia também:

São Pedro e São Paulo - El Greco (1541-1614) A conversão de Paulo - Caravaggio (1571-1610)

PEDRO, PAULO E NÓS

Neste domingo celebra-se a festa de São Pedro e São Paulo, apóstolos pilares do cristianismo.
Pedro e Paulo, tão diferentes. Pedro, rude e franco pescador. Paulo, estudioso escudeiro da lei judaica.
Pedro e Paulo, tão iguais: um nega Cristo três vezes, outro persegue centenas de cristãos.

Cristo na tempestade no Mar da Galiléia (por Rembrandt van Rijn)

SERENIDADE NA TORMENTA

O Evangelho lido hoje em milhares de comunidades de fé do mundo (Marcos 4, 35-41) mostra um Jesus “zen”, leve em meio ao peso do mundo. Dormindo na frágil embarcação sobre ondas revoltas.
Lição de vida nesse universo de temores, incertezas e ansiedades em que navegamos.

Fotos de Eduardo Ribeiro (horta em Santa Rosa de Viterbo/SP) e Igor Amaro (praça em Angra dos Reis/RJ)

SER SEMENTE, SOMENTE

Como Jesus explicava bem as coisas! No evangelho lido neste domingo em milhares de comunidades de fé pelo mundo (Marcos, 4, 26-34), o Mestre usa comparações bem compreensíveis (parábolas) para a multidão que queria ouví-lo.

Rolar para cima