Chico Alencar encaminha ofício ao governo para que assine Acordo de Escazú

O mandato Chico Alencar enviou hoje (28.03) um ofício ao Ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, e à Ministra de Meio Ambiente e Mudança Climática, Marina Silva, solicitando o envio imediato, para aprovação do Congresso, do Acordo de Escazú.

O Acordo foi assinado em março de 2018 na cidade de Escazú, Costa Rica. Este tratado oficializa a participação do Brasil na cooperação regional para a proteção do meio ambiente e dos defensores (as) ambientais. Ele é fundamental para garantir o acesso à informação, a participação pública e a justiça em questões ambientais na América Latina e no Caribe.

O tratado promove a proteção dos defensores e defensoras ambientais, que frequentemente sofrem ameaças e violações de direitos humanos por seu trabalho em defesa do meio ambiente.

Segundo a ONG Global Witness, o Brasil é o país com mais mortes de defensores(as) do meio ambiente. Na última década, foram registradas 1733 mortes de ambientalistas no mundo, sendo 342 no Brasil, em sua maioria na Amazônia.

A ratificação do Acordo de Escazú é um passo importante para garantir a transparência e a participação pública em questões ambientais.

Leia a íntegra do ofício:

Compartilhe:

Facebook
WhatsApp
Twitter
Telegram
Email

Leia também:

São Pedro e São Paulo - El Greco (1541-1614) A conversão de Paulo - Caravaggio (1571-1610)

PEDRO, PAULO E NÓS

Neste domingo celebra-se a festa de São Pedro e São Paulo, apóstolos pilares do cristianismo.
Pedro e Paulo, tão diferentes. Pedro, rude e franco pescador. Paulo, estudioso escudeiro da lei judaica.
Pedro e Paulo, tão iguais: um nega Cristo três vezes, outro persegue centenas de cristãos.

Cristo na tempestade no Mar da Galiléia (por Rembrandt van Rijn)

SERENIDADE NA TORMENTA

O Evangelho lido hoje em milhares de comunidades de fé do mundo (Marcos 4, 35-41) mostra um Jesus “zen”, leve em meio ao peso do mundo. Dormindo na frágil embarcação sobre ondas revoltas.
Lição de vida nesse universo de temores, incertezas e ansiedades em que navegamos.

Fotos de Eduardo Ribeiro (horta em Santa Rosa de Viterbo/SP) e Igor Amaro (praça em Angra dos Reis/RJ)

SER SEMENTE, SOMENTE

Como Jesus explicava bem as coisas! No evangelho lido neste domingo em milhares de comunidades de fé pelo mundo (Marcos, 4, 26-34), o Mestre usa comparações bem compreensíveis (parábolas) para a multidão que queria ouví-lo.

Rolar para cima