Ao ver figurões que se dizem “apolíticos” ensaiando candidaturas, outros trocando de partido como jogadores de futebol seduzidos por “proposta$ tentadoras”, outros sendo incoerentes (“quem falou não está mais aqui”), outros ainda votando pela “transparência” que mantém “emendas ocultas” no Orçamento, outros notórios propineiros e achacadores clamando “contra a corrupção”, fazendo um mix de demagogia e hipocrisia… lembrei do Apparicio Torelly, o Barão de Itararé (1895-1971), jornalista de humor, ativo militante político (foi eleito vereador pelo Partido Comunista no Rio, então Distrito Federal, em 1947, com o lema “Mais água e mais leite! Mas menos água no leite”; cassado no ano seguinte à eleição, como todos os 18 membros do seu partido):
“A moral dos políticos é como elevador: sobe e desce. Mas em geral enguiça por falta de energia, ou então não funciona definitivamente, deixando desesperados os infelizes que confiam nele”.
O ano das eleições gerais no Brasil se aproxima. O Congresso forma maiorias para abastecer o mercado do voto. Mas voto não tem preço, tem consequências. Pratique o seu com critério e consciência.