Desde que foi instituída, após a República Velha e oligárquica, nunca a Justiça Eleitoral foi tão atacada por um presidente de Poder. Desde que existe o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), jamais ele e seu presidente (hoje o Ministro Roberto Barroso) foram tão enxovalhados por um membro de outro Poder.
O TSE, ontem à noite, desmontou, uma a uma, as 18 mentiras de Bolsonaro em sua “live” agressiva, eleitoreira e fraudulenta.
Não vivem dizendo que, no Brasil, “as instituições estão funcionando”? Se estivessem mesmo, tamanha agressão, inclusive antecipando campanha eleitoral e usando a máquina pública, não ficaria impune.
Bolsonaro, desvairado e diante da possibilidade de derrota eleitoral, comete TODOS os crimes de responsabilidade previstos no art. 85 da Constituição Federal. Atenta contra a União, o livre exercício dos demais poderes, os direitos sociais e a segurança interna do País. Ofende a probidade na administração, a lei orçamentária e o cumprimento de muitas outras. A la Trump, prepara o ambiente para o golpe. Seus ministros, militares e civis, são cúmplices.
Numa República digna do nome, o caminho seria #ImpeachmentBolsonaroUrgente Lutar por isso é um dever elementar de cidadania.