“AI ESTA TERRA AINDA VAI CUMPRIR SEU IDEAL… AINDA VAI TORNAR-SE UM IMENSO PORTUGAL!” (Fado tropical, da peça ‘Calabar’, de Chico Buarque e Ruy Guerra)

Portugal, às vésperas do verão, já volta à normalidade, inclusive recebendo muitos turistas, sobretudo ingleses. Mas isso não caiu do céu. Lá nunca se minimizou o vírus, nunca se negou a ciência.

Medidas rígidas e racionais de combate à pandemia, com forte isolamento e ampla vacinação, explicam essa superação (nenhuma morte por Covid nos últimos 4 dias!). A liderança política do país, de centro-esquerda, entendeu desde o início que esse enfrentamento exigia unidade e coordenação. Essa é a “última do português”: gestão inteligente, sensibilidade social.

Enquanto isso, na principal ex-colônia de Portugal, o ainda presidente da República segue em sua campanha a favor do vírus. Arrogante e tosco, se diz “imorrível, imbroxável e incomível” (?). Prepotente e cada vez mais agressivo (em razão inversa da perda de prestígio), insiste em que “tem uns idiotas aí que até hoje ficam em casa”.

Sabe a “última do brasileiro”? Estamos virando piada no mundo inteiro. Mas entre nós isso não tem graça alguma. São 436.862 famílias enlutadas.

Compartilhe:

Facebook
WhatsApp
Twitter
Telegram
Email

Leia também:

Casa de madeira quase inteiramente submersa com as enchentes. Para fora da água apenas o telhado.

Sinais dos tempos

A Comissão para Ecologia Integral e Mineração da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), em nota, solidariza-se com as pessoas e comunidades do Estado do Rio Grande do Sul.

CARTA ABERTA AO COMANDANTE DA MARINHA SOBRE A REVOLTA DA CHIBATA

A inscrição do nome de João Cândido Felisberto, líder da Revolta contra a Chibata, em 1910, no Livro de Heróis da Pátria, já aprovada no Senado (PL 340/2018), está em análise na Câmara dos Deputados, onde tramita (PL 4046/21).

V. Exa. entrou no debate, enviando uma carta ao presidente da Comissão de Cultura, deputado Aliel Machado (PSB/PR). É legítimo, a Casa do Povo tem que ser sempre democrática.

Rolar para cima