Ontem, em entrevista a um canal da internet, Bolsonaro, falando das belezas do nosso país, destacou: “conheça o Brasil por dentro e por fora, a verdade acima de tudo: Amazônia, ANTÁRTICA, nossa agricultura (…) o Brasil é maravilhoso, temos muita coisa boa para mostrar!”
Ele se referia a um continente, a Antártida (nome em oposição ao Ártico), no entorno do Polo Sul, de 14 milhões de quilômetros quadrados. O mais frio e seco do planeta, sem população nativa. Sete países reivindicam partes de seu território: Argentina, Austrália, Chile, Nova Zelândia, França, Noruega e Reino Unido.
Não bastassem os nossos gravíssimos problemas, Bolsonaro foi além e declarou anexada a região.
Ajude-nos a decifrar a razão dessa novidade bolsonariana: Ânsia expansionista? Ignorância em Geografia de quem nunca foi bom aluno? Referia-se à fábrica de cerveja Antarctica, “orgulho nacional”? Ato falho de quem sente que, com a CPI da Pandemia, está entrando “numa fria”? Quer proteger a região, com o conhecido empenho de seu governo, Salle$ à frente, em combater o aquecimento global, que afeta tanto aquela área?
De repente é uma boa: o homem fica por um bom tempo por lá… Aturem, focas e pinguins! Protejam-se, fauna e geleiras!