23 de abril: SÃO JORGE, OGUM, OXÓSSI CONTRA TODOS OS DRAGÕES!

O Dragão da Maldade tem muitas cabeças, asas e garras. Ele cospe fogo sobre nós, diariamente, com seus golpes de doenças, mentiras, falsidade e opressão. O Dragão simboliza todas as coisas de NÃO.

Viver é benção cheia de perigos. Jorge da Capadócia foi martirizado em 303 d.C., por resistir ao imperador romano Diocleciano, perseguidor dos cristãos. Jorge cavaleiro andante, mito generoso do humano sonho de vencer o mal. Venerado na Rússia, Inglaterra, Itália e Portugal.

Jorge universal e brasileiro, assimilado pela nossa linda africanidade: Ogum, Oxóssi, senhor das demandas, protetor contra todas as devastações. Escudo luminoso contra a destruição genocida e ecocida.

JorgeOgumOxóssi, protegei-nos de todo o mal, que tanto demora em ser tão ruim e hoje, entre nós, parece sem fim. Para que nossos inimigos tenham pés e não nos alcancem, tenham olhos e não nos vejam, e suas correntes nunca nos prendam.

Que possamos ver, São Jorge, a sua lua cheia e, nela – nossa “branca bandeira solta na amplidão” – sua e nossa vitoriosa luta contra o medo, a morte e a cruel discriminação!

Salve, Jorge! Salvai-nos, salvemo-nos!

Arte de Túlio Fagim

Compartilhe:

Facebook
WhatsApp
Twitter
Telegram
Email

Leia também:

São Pedro e São Paulo - El Greco (1541-1614) A conversão de Paulo - Caravaggio (1571-1610)

PEDRO, PAULO E NÓS

Neste domingo celebra-se a festa de São Pedro e São Paulo, apóstolos pilares do cristianismo.
Pedro e Paulo, tão diferentes. Pedro, rude e franco pescador. Paulo, estudioso escudeiro da lei judaica.
Pedro e Paulo, tão iguais: um nega Cristo três vezes, outro persegue centenas de cristãos.

Cristo na tempestade no Mar da Galiléia (por Rembrandt van Rijn)

SERENIDADE NA TORMENTA

O Evangelho lido hoje em milhares de comunidades de fé do mundo (Marcos 4, 35-41) mostra um Jesus “zen”, leve em meio ao peso do mundo. Dormindo na frágil embarcação sobre ondas revoltas.
Lição de vida nesse universo de temores, incertezas e ansiedades em que navegamos.

Fotos de Eduardo Ribeiro (horta em Santa Rosa de Viterbo/SP) e Igor Amaro (praça em Angra dos Reis/RJ)

SER SEMENTE, SOMENTE

Como Jesus explicava bem as coisas! No evangelho lido neste domingo em milhares de comunidades de fé pelo mundo (Marcos, 4, 26-34), o Mestre usa comparações bem compreensíveis (parábolas) para a multidão que queria ouví-lo.

Rolar para cima