Hoje foi o terraplanista do Ministério das Relações Exteriores, Ernesto Araújo, quem pagou mais um mico. Ele é ativo no empenho para colocar o Brasil como pária internacional.
A comitiva que foi a Israel, chefiada por ele, despediu-se na Base Aérea de Brasília em foto com Bolsonaro. TODOS sem máscara. Ao pousarem em Tel Aviv, alertados pelas autoridades sanitárias, todos colocaram, a contragosto, o equipamento protetor.Mais tarde, numa coletiva de imprensa junto com o Ministro do Exterior de lá, Araújo se esqueceu de recolocar a máscara, e foi advertido publicamente pelo cerimonial:- Aqui nós usamos, senhor. Constrangimento geral.
Israel, que tem um governo de direita, enfrenta a Covid de maneira bem diferente de seu congênere do Brasil: faz rigoroso isolamento social e está vacinando celeremente sua população, embora não produza vacinas.
Os resultados práticos dessa dispendiosa viagem, marcada por esse mico internacional, são duvidosos. Tudo o que eles foram ver lá podiam já ter observado daqui. E, sobretudo, praticado. Mas, negacionistas, relutam… Para nossa desgraça.
Menos mal que governadores e prefeitos já se articulam para a compra de vacinas e aceleração da imunização. Do governo federal não esperam mais nada.