“Esse modelo de emprego é desgastante, perigoso e inócuo” (General Villas Bôas, na Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional do Senado, junho de 2017)

No Rio de Janeiro, predomina o sentimento de que “como está não dá mais” e de que “é preciso fazer alguma coisa”. O discurso do pavor e medidas de punitivismo extremado ecoam na população desamparada.

Esse “fazer algo forte” não passa pelo que Michel Temer decretou. Sua medida é político-eleitoral e de viés publicitário. As Forças Armadas aceitaram como “missão a ser cumprida” esse paliativo. O espetáculo visa criar a “sensação de Segurança”, que vai embora junto com os blindados. Nada de estrutural, de profundo, de substantivo.

O governo da obsessão da “austeridade fiscal” (para os de baixo) não tem ideia dos recursos necessários e de onde virão.

Apenas na Maré, a intervenção custou aos cofres públicos 600 milhões, para não alterar em absolutamente nada a situação de domínio de facções criminosas, que tão logo os militares saíram, voltaram a ter total domínio do território. O governo que bloqueou os investimentos sociais por 20 anos vai liberar recursos… não para as estruturantes áreas sociais, e sim para o equipamento bélico? “Violência também é fruto de desigualdade social, pobreza, desemprego… Se nada disso mudar, vamos continuar enxugando gelo pelo resto da vida”, estampou em manchete o diário popular Meia Hora.

Em sincera avaliação da presença militar no conjunto de favelas  da Maré, o comandante do Exército, general Villas Bôas, em Comissão do Senado, afirmou que “esse modelo de emprego é desgastante, perigoso e inócuo”. O general interventor, Braga Netto, lacônico, só declarou que “ainda vai iniciar a etapa de planejamento” e minimizou a situação da violência no Rio: “muita mídia”. Ele sabe que, no trágico ranking dos homicídios no país, o estado agora sob sua responsabilidade ocupa a 12ª posição…

Há um ciclo vicioso na presença militar: de início, os grupos armados do banditismo recuam, se retraem um pouco para avaliar a nova situação. Isso cria uma sensação de apaziguamento – que o governo, na sua demagogia eleitoreira, espera que dure até outubro. Depois, com a banalização do patrulhamento bélico, e os ataques apenas ao varejo da droga, e não aos grandes traficantes, é retomado o mercado da propina, do “arrego”, ainda que com mais discrição.

Sobra sempre para os mais pobres: governo já anuncia mandados de busca e apreensão COLETIVOS. É o aval para o pé na porta dos moradores das comunidades. É o estado de exceção nas favelas.

Além da absurda falta de qualquer preparo e planejamento, a intervenção dispensa outro elemento essencial: o balanço das intervenções anteriores, a publicização de seus relatórios de eficiência e efetividade – se é que existem.

O Rio de Janeiro foi escolhido como laboratório da medida mais extremada por razões que vão além da inegável falência da política de segurança. Tudo ali reverbera muito mais do que em qualquer outro estado com indicadores até mais letais. O investigado Moreira Franco, um dos principais artífices da intervenção, ex-governador que foi eleito em 1986 com a promessa de “acabar com a violência em seis meses” (em seu quadriênio, os homicídios aumentaram 35%), é também o articulador da “renovação” do combalido PMDB no estado, que tem toda sua cúpula presa. Sair da impopular pauta da Previdência e redirecionar o debate nacional para a sensível questão da insegurança, magnificando o discurso do medo, foi uma jogada esperta. E de risco, claro.

Moldura da hipocrisia: o PMDB federal intervindo no PMDB estadual, em acerto de bastidores para que toda a lama do conluio produzida há anos seja esquecida.

O crime organizado ocupa palácios do Executivo e do Legislativo, busca influir no Judiciário, financia campanhas, voa em helicópteros e jatos com chancela oficial. Isso é sabido, mas poucos falam, para se autoproteger e não cair na esparrela.

O PCC é uma organização centralizada, “racional”, com unidade de comando, que amplia sua atuação nacional. No Rio, as franquias do tráfico de drogas ilícitas e armas são territorializadas, divididas e, portanto, mais frágeis. Quem sairá ganhando depois da nova “guerra” que se anuncia?

O NÃO à essa intervenção populista e perigosa, sobretudo para os moradores das comunidades pobres, exige também um SIM às alternativas de políticas públicas que governos democráticos e legítimos, comprometidos com o povo, deveriam implementar:

  1. Novo modelo de gestão das polícias, com sua reestruturação e unificação, com prioridade para inteligência e prevenção;
  2. Melhoria da sua formação, qualificando a investigação criminal, além da óbvia remuneração decente e paga em dia;
  3. Criação de ouvidorias independentes nas polícias, inclusive para a Polícia Federal;
  4. Metas para o imediato desarmamento, com forte e integrado combate ao contrabando de armas e munições e sua recaptura;
  5. Constituição de Forças-Tarefa para ações em áreas mais violentas, sempre com a participação do MP e DP;
  6. Reformulação total da política prisional;
  7. Debate nacional por uma nova política de drogas;
  8. Revitalização de programas sociais, culturais e de postos de trabalhos.

Por Chico Alencar, professor de História, escritor e deputado federal (PSOL/RJ).